Pular para o conteúdo principal

Pesquise aqui

História do Cubo Mágico





Cubo de Mágico com um lado sendo girado
Cubo Mágico com um lado sendo girado


O Cubo Mágico (Cubo de Rubik) foi inventado em 19 de maio de 1974 por Ernő Rubik, escultor húngaro e professor de arquitetura. Um homem interessado em geometria e no estudo de formas em 3D. Ernő Rubik obteve em 1976 a patente húngara HU170062 para o “Cubo Mágico”, mas não solicitou uma patente internacional. O produto foi testado em 1977 e os primeiros cubos foram vendidos logo depois nas lojas de brinquedos de Budapeste.  





A ideia inicial de Ernő Rubik era construir um cubo para fazer seus alunos adivinharem qual era seu mecanismo interno, como os cubos pequenos podiam girar ao longo de três eixos enquanto permaneciam unidos e, assim, interessá-los em geometria.  





Foi só então que ele teve a ideia (graças à sugestão de um amigo) de colorir cada rosto com uma cor diferente, observando que após a mistura, a ordem inicial do cubo era extremamente difícil de encontrar (um em 43.252.003.274.489.856.000 em cada rotação). Ele então teve a ideia de comercializá-lo como um "quebra-cabeça" geométrico e matemático. O inventor do Cubo Mágico levou um mês para resolver seu próprio quebra-cabeça.  





Na Hungria, o cubo ganhou popularidade de boca em boca e logo tornou-se conhecido em toda a Europa. Em setembro de 1979, por iniciativa de Bernard Farkas, foi assinado um acordo com a Ideal Toys para distribuir o cubo em todo o mundo. As primeiras cópias foram exportadas da Hungria por volta de maio de 1980, para Londres, Nova York e Paris.  




Diferentes modelos do cubo mágico
Diferentes modelos do cubo mágico





Hoje, o Cubo Mágico é copiado sob licença por muitos distribuidores ao redor do mundo. É distribuído pela Win Games na França e pela Jumbo na Bélgica.  O Cubo de Rubik alcançou sua popularidade máxima no início dos anos 80. Mais de 100 milhões de cubos foram vendidos entre 1980 e 1982. O Cubo Mágico ganhou o preço dos distribuidores de brinquedos britânicos em 1980 e novamente em 1981. Muitos jogos similares foram lançados logo após o Rubik's Cube , incluindo "Rubik's Revenge", uma versão 4 × 4 × 4 do Cubo Mágico.


Comentários