Gênios da pintura | Estilo Gótico | Simone Martini
Pular para o conteúdo principal

Postagem de destaque

Victor Nizovtsev | Um mar de emoções

Victor Nizovtsev é um pintor contemporâneo de origem russa, nasceu em 1965 em uma cidade na Sibéria central. Ele atualmente reside nos Estados Unidos onde continuou sua carreira artística desfrutando de um sucesso merecido.




Gênios da pintura | Estilo Gótico | Simone Martini

Nossa Senhora da Misericódia -
Simone Martini
          Nascido em 1284, o italiano Simone Martini foi provavelmente aprendiz de Duccio, mas recebeu também a influência da obra de Juan Pisano e da nova concepção espacial de Giotto, todos do período conhecido como “Trecento”.

          Sua carreira se iniciou em 1315 com a execução da Majestade no Palácio Público de Siena.
Em 1317, Martini trabalhou em Nápoles para a corte dos Anjou e na Basílica Inferior de Assis, onde realizou os afrescos da Capela de São Martim.
Entre os anos 1320-1328, Simone Martini trabalhou em vários centros, como Pisa, Orvieto e Siena, onde realizou, entre outras obras, o retrato de Guidoriccio de Fogliano e as cenas do Beato Agostinho, o Novo.

          No século XIII, o gótico começa a dar lugar para uma arte que resgata a escala humana. São as primeiras manifestações do que, mais tarde, se chamaria Renascimento e foi dividido em três fases: “Trecento” (século XIV), “Quatrocento” (século XV) e “Cinquecento” (século XVI).

          A principal característica desse período conhecido como Trecento é o surgimento da ilusão de profundidade nas obras. Giotto (veja mais sobre este pintor nesta série) é o seu maior expoente e realiza em seus afrescos verdadeiros manifestos pictóricos e teológicos que causaram furor em sua época. 

Veja pinturas Góticas clicando aqui

As 10 mais da semana