Pintura de Portinari | "O Mestiço"
Pular para o conteúdo principal

Postagem de destaque

Victor Nizovtsev | Um mar de emoções

Victor Nizovtsev é um pintor contemporâneo de origem russa, nasceu em 1965 em uma cidade na Sibéria central. Ele atualmente reside nos Estados Unidos onde continuou sua carreira artística desfrutando de um sucesso merecido.




Pintura de Portinari | "O Mestiço"

pinturas com nomes_títulos
O Mestiço
A figura do lavrador mestiço, com braços cruzados, lembra aquelas composições italianas. Aqui Portinari foi buscar referências em seus tempos de infância, quando trabalhava nos cafezais paulistas. 

As mãos e a cabeça agigantadas conferem eloquência à narrativa e monumentalidade para glorificar o trabalho das classes operárias. As tonalidades do marrom e o roxo dos campos cultivados expressam a vitalidade da terra. 

As pequeninas pedras à direita e o tronco à esquerda também lembram as lições de pintores italianos que usavam esses elementos para dar profundidade ao quadro. 

O fundo, com o muro do bananal à direita e a cerca do cafezal à esquerda, também recorda a perspectiva geométrica característica do Renascimento, confirmada pelo sólido formado pela casa, que se contrapõe, ao morro à esquerda. 

As 10 mais da semana