Pinturas com o tema: "Adoração dos Magos".


Mateus, 2, 1-12

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam:

"Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo."

Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.

"Em Belém da Judéia", responderam eles, "porque assim está escrito por intermédio do profeta":


"E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo, Israel."

Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera e, enviando-os a Belém, disse-lhes:

"Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo."

Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram. e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho à sua terra.


"Adoração dos Magos" - Rembrandt



"Adoração dos Magos" - El Greco




"Adoração dos Magos" - Murillo





"Adoração dos Magos" - Ribera




"Adoração dos Magos" - Domenico Ghirlandaio





"Adoração dos Magos" - Paolo Veronese





Feliz Natal!


Faça-nos uma Doação