Biografia - Hokusai



Ficheiro:Hokusai portrait.jpg
Hokusai, auto-retrato, 1839
Não se sabe ao certo qual foi o mês de nascimento de Katsushika Hokusai. Provavelmente, o artista japonês tenha nascido em outubro ou novembro do ano de 1760 na cidade de Edo, atualmente Tókio. Hokusai ficou conhecido pelo estilo ukiyo-e, tipo de pintura similar à xilogravura japonesa do período Edo (1603-1867).
A obra mais conhecida de Hokusai é uma série de xilogravuras  chamada “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”, da qual faz parte a obra que lhe deu reconhecimento internacional, “A Grande Onda de Kanagawa”, que retrata uma enorme onda ameaçando a embarcação de pescadores.
Apesar de todas as obras da série terem sua importância, foi com a produção de “A Grande Onda” que Hokusai ganhou prestígio, deixando uma marca duradoura no meio artístico, tanto no oriente como em outras partes do mundo.
Outro trabalho conhecido de Hokusai  chama-se “Hokusai Manga”, onde é retratado um estudo sobre movimentos e expressões. O termo manga, utilizado atualmente para histórias em quadrinhos japonesas, era utilizado de outra forma na época, era uma maneira de representar a realidade por meio de caricaturas.
Continue lendo.

Suas pinturas - click aqui.

As dez mais nesta semana

Octavio Ocampo e Suas Pinturas Cheias de Ilusões

Sarah Kay e Seus Desenhos Inesquecíveis

As mais belas pinturas de paisagem pintada por Graham Gercken

Miró, Joan e suas principais pinturas

Andrei Belichenko e suas mais belas pinturas

Pinturas de Monet Claude | O Pai do Impressionismo